Menu

Validação de Impulsos Turma Germinar

by germinar, dezembro 9, 2016

Validação de Impulsos para novas turmas do Germinar

Estamos chegando mais uma vez ao momento em que nos propomos a trazer ao mundo novas turmas de nosso programa.

Muitas vezes trata-se de formalizar ideias e planos que já estão em gestação há tempos, materializados através de turmas em localidades onde já temos trabalhado ou onde pretendemos desbravar novas fronteiras e realidades.

Nos dois casos, contamos com o apoio da estrutura da ComViver para servir da melhor forma possível aqueles a quem destinamos nossos melhores esforços.

Depois de tantas turmas e lições aprendidas, consolidamos nossas experiências em alguns instrumentos que, de comum acordo, decidimos seguir para organizar e aprimorar a nossa atuação.

O primeiro deles é o Fluxo da Turmas Germinar, apresentado e aprovado no nosso encontro de Julho passado. Temos aí representados graficamente todos os passos a serem seguidos.

É importante ressaltar a responsabilidade dos Facilitadores 1 e 2, coordenadores das novas turmas, no atendimento dos passos aprovados. Sem isso, teremos dificuldades em apoiar os interesses de cooperados e cooperantes da ComViver, bem como dos participantes das turmas.

Definidos a localidade e iniciados os contatos para formar a turma, precisamos trabalhar internamente nas diversas frentes de preparação. Importante pensar na equipe, garantindo que os Facilitadores e Estagiários estejam registrados nas planilhas de controle, o que pode ser confirmado junto a Frente de Certificação.

Importante preparar um orçamento realista das despesas envolvidas, como forma de iniciar a construção do equilíbrio econômico da turma.

Os coordenadores devem atentar para a avaliação das premissas para formação das Turmas Germinar. Estas premissas envolvem aspectos pedagógicos, econômicas e legais, contando com o apoio de alguns de nossos Grupos de Trabalho. É muito importante que os coordenadores das turmas consultem, entendam e apliquem estas premissas. São elas:

  1. Padrão de Qualidade: Apoio da Comissão de Certificação;
  2. Facilitadores são empreendedores sociais;
  3. Participação via ponto de equilíbrio: Apoio do Novo Olhar;
  4. Viabilidade comprovada: Apoio do Novo Olhar e Gabi;
  5. Dragões da Escassez, Abundância e a Suficiência: Apoio do Novo Olhar;
  6. Diversidade das Turmas;
  7. Doações Financeiras de Terceiros.

Nós do CoAd, com o apoio de nossa nova assistente Gabriela já estamos trabalhando junto a todos os cooperados que nos trazem suas dúvidas, solicitam apoio econômico ou tem outros questionamentos.Os passos definidos devem ser realizados antes do início da realização dos módulos da turma e tem o objetivo de auxiliar este processo, não burocratizá-lo.

Infelizmente, ainda ocorrem alguns casos onde as turmas iniciam suas atividades e somente depois formalizam sua existência. Isto atrapalha o nosso processo de gestão e gera retrabalhos. Estas exceções serão analisadas e tratadas, mas terão uma prioridade menor de atendimento. Contamos com a compreensão dos envolvidos.

Estamos no processo de definição de nosso orçamento para 2017, bem como dos apoios que teremos dos nossos parceiros EcoSocial e Lumo. Assim que tivermos mais informações sobre este tema, compartilharemos com todos.

Esperamos que 2017 nos traga várias novas turmas e que nosso trabalho siga iluminando corações e mentes por onde passamos.

Fluxos das turmas do Germinar

Facilitadores 2016

Premissas do Programa Germinar

Planilha de Impulsos 2017

Nenhum comentário


Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios estão marcados *

*

1 + 7 =

Você pode usar esses atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Últimos Posts