Menu

Uma Lareira na sala de estar

by germinar, julho 31, 2017

Vamos aquecer nossas conversas nas frotas?

Em nossa casa nova, a ComViver, encontramos um lugar especial. Uma sala com lareira. Um lugar para sentarmos em roda, acendermos o fogo e nos sentirmos à vontade para conversar.

Esta lareira já está iluminando a nossa casa, e mesmo que a casa ainda não esteja pronta nem totalmente mobiliada, temos a certeza que encontramos um espaço aconchegante, que acolhe todos que precisam conversar ou que queiram se conectar ao que está acontecendo.

Fica o convite para cada um de nós pegar sua xícara de chá, sua cuia de chimarrão, tererê, café, água de coco e ter certeza que mensalmente iremos colocar um pouco mais de lenha nesta chama, para que ela continue clareando nossas escolhas.

Uma casa com tantos moradores precisa estruturar seus acordos de convivência, definir alguns critérios de sustentabilidade para que o espaço seja acolhedor, e também estruturado.

Já descobrimos que a ComViver é uma casa de grandes navegantes e que temos frotas espalhadas por todo o Brasil, Argentina e Chile.

Estamos mobilizados a recolher e organizar nossas práticas e conhecer um pouco mais sobre o que está dando certo e o que também não está funcionando por tantos lugares!
Como o GAF – Grupo de Articulação Fraterna – está organizado?

Cada Frota possui um ou dois Articuladores Fraternos:

Representantes GAF em cada Frota
São Paulo Rota do Sol Centro-Oeste Rota do Café Sul Rio BR-040 Andina
Rodrigo Bergami Regina Silva Tereza Renata Pereira Luiza Manoel Marta Faria
Sandra Quinteiro Ludmila Elise Juan

Nossa sala é bem acolhedora e cabe mais gente! Se você se sentiu chamado para preencher os espaços vazios em nossas próximas reuniões, será um prazer contar com sua participação. Nossas reuniões acontecem por skype toda 2ª  segunda-feira do mês das 17:00 às 19:00

Quais as responsabilidades e desafios do Articulador Fraterno?

Cada articulador tem o desafio de reunir sua Frota mensalmente e formar uma imagem sobre como está a formação das turmas e também como está a sustentabilidade de cada turma do germinar.

Isso pode ser feito presencialmente, com um delicioso café ou por Skype.

As conversas entre as frotas são mensais com temas como sustentabilidade, boas práticas, o que não deu certo, desafios de cada turma, troca de experiências e também busca compartilhar como estão sendo usados os talentos, as necessidades e a geração de recursos.

Os Articuladores buscam acompanhar os impulsos e turmas da Frota e apoiar os facilitadores neste processo, inclusive no processo para solicitação de aprovação de início de nova turma.

Acreditamos muito na força do coletivo que vive dentro das Frotas, por isso as solicitações de apoio financeiro precisam nascer lá, ou seja, se uma turma tem necessidades financeiras e percebe que não dará conta sozinha, é para a Frota que precisa pedir ajuda. E na Frota, nesse coletivo, formar imagem, buscar soluções e decidir por quais caminhos seguir. Se uma das soluções for solicitar apoio financeiro à ComViver, o papel de articulador que encaminhará para o GAF o tema previamente discutido.

GAF - Uma Lareira na sala de estar_corpo do texto

Quais as responsabilidades dos participantes de cada Frota?

Todos os participantes têm valor na Frota e sua grande contribuição é trazer suas experiências, vivências, desafios, superações, conquistas! Todos são bem-vindos: assistentes, os facilitadores, mesmo os que não estão facilitando turma, apoiadores, futuros assistentes, afinal todos podem colaborar com conteúdos e insights que irão enriquecer as conversas.

Outro papel legal de exercer, é perceber quem não esteve presente na conversa da Frota e assumir esse papel de “anjo”, compartilhando as discussões e aprendizados.

O ideal é que tenhamos pelo menos 1 representante de cada turma do Germinar daquela Frota esteja na reunião.

Onde queremos chegar?

A ideia é que as frotas tenham autonomia, participem ativamente nas decisões e também apontem caminhos que estão dando certo e também os que não funcionam.

É uma forma de nos mantermos aquecidos e estarmos sempre com os temas atuais sendo discutidos e também compartilhados.

Nosso sonho é chegar num momento em que possamos realmente fazer a gestão da ComViver em rede, de forma mais orgânica e que os temas que discutidos possam surgir das frotas.

Hoje buscamos, a cada passo, com cuidado e amorosidade, manter nossa sala aquecida com a chama acesa para que todos que queiram conversar e compartilhar suas experiências possam chegar sentar e participar de nossa calorosa prosa mensal.

E fica nosso convite para que cada um encontre seu lugar e participe. Seja na FROTA, no GAF, nos GTs que estão trabalhando firme!

Porque cada um/a de nós é responsável por contribuir e cooperar com o desenvolvimento de nossa Cooperativa de Trabalho ComViver.

Nenhum comentário


Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios estão marcados *

*

3 × três =

Você pode usar esses atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Últimos Posts