Menu

Editorial – Nossa Identidade

by germinar, março 30, 2016

Reconhecer a identidade é tarefa inicial dos empreendedores, é um caminho que envolve o subjetivo, filosófico e espiritual, está ligado ao propósito que faz a iniciativa nascer. Na ComViver este processo é responsabilidade de 41 cooperados, ligados pelo Germinar, pela facilitação e pelo interesse em trabalhar juntos para construção de ambientes sociais saudáveis.

Mas o que queremos com isto? Em janeiro pensamos uma visão, a pergunta era: Como queremos ComViver no mundo? Pudemos vislumbrar este cenário e chegamos na seguinte conclusão: Ter vários programas, projetos e iniciativas de desenvolvimento humano e social. Ser chamada para atuar em questões sociais com soluções e metodologias inovadoras que promovam diálogos. Ser um espaço coletivo e diverso em todos os aspectos, em contínuo autodesenvolvimento e compartilhamento.

São cenas de um reconhecimento do que é, do que fez nosso impulso nascer. Para finalizar a redação da visão e clarear a identidade da ComViver, ainda teremos algum trabalho pela frente. Os próximos passos conversados com a Meire Beraldo será nos dedicarmos a um processo que construa o propósito da ComViver, que deixe no mundo prático, a clareza do que viemos fazer. Um caminho que logo todos os cooperados receberão notícias.

Como o reconhecimento da identidade ajuda a trazer para a prática, para a vida diária as vontades que vem do espírito, com as informações que já temos (visão), e conversas que virão, o Conselho de Administração da ComViver – CoAd, está contratando uma empresa de design e de comunicação para criar as primeiras imagens que possam expressar o que fazemos e queremos atuar no mundo, nossa logomarca e site. Para escolha e construção faremos um processo colaborativo, logo teremos novidades, aguarde!

O último tópico sobre identidade que queremos abordar é sobre o contexto que a ComViver foi criada. Para escolher que tipo jurídico seríamos, entendemos que precisava ser uma organização criada para que pessoas pudessem trabalhar, receber por serviços prestados, promover caminhos de desenvolvimento social e num modelo de gestão colaborativa, com igualdade entre os participantes. Neste contexto, o cooperativismo respondeu nossas necessidades, um movimento que existe há 126 anos no Brasil, que surgiu com o intuito de promover uma organização baseada na democracia, participação, direitos e deveres iguais para todos, sem discriminação de qualquer natureza, para todos os sócios. Na construção de nossa identidade e para qualificar o que somos é importante entendermos o que significa o cooperativismo, como atua e por qual princípios são sustentados.

Por isto, fica o convite para você cooperado, leia a carta de princípios do cooperativismo, faça suas reflexões e já vá montando o quebra cabeça da nossa identidade.

Abraços,
Conselho de Administração da ComViver

Baixe aqui os Princípios do Cooperativismo

Nenhum comentário


Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios estão marcados *

*

três + 12 =

Você pode usar esses atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Últimos Posts