Menu

Editorial – Estamos na fase estruturada?

by germinar, junho 13, 2016

Estamos na fase estruturada?

Respondendo o título deste texto: é, estamos na fase estruturada e todos conhecem a principal questão dessa fase: “Como dominar a máquina?”

Há algum tempo se diz na gestão do Germinar, bem vinda a fase estruturada. A intenção de organizar os processos do programa está presente e convivemos com ela, mas agora parece que é diferente. Somos uma organização, temos intenção de ir além do Germinar, temos novas responsabilidades e estruturar a gestão, inclusive financeira é uma necessidade.

Tramites legais, impostos, notas fiscais, contratos e orçamentos, são partes de um todo que precisamos aprender a cuidar. Tudo ainda é muito novo, estamos aprendendo com cada nova pergunta: Para o cooperado receber recursos da ComViver precisa pagar 20% de imposto mesmo? Que demora é essa para fazer o pagamento? Como faz para emitir uma nota fiscal pela ComViver? Como fazer parceria? Como prestar serviço? Como criar um novo curso?

Tudo é novo, precisamos fazer, planejar e executar. Muita coisa ainda está lenta, por ser a primeira vez ou por problemas burocráticos que aparecem no meio do caminho. Um exemplo prático foi o que aconteceu há 10 dias, onde o banco nos impediu (e continuamos impedidos) de movimentar a conta da cooperativa por não aprovação da ata de posse do novo conselho de administração na JUCESP (Junta Comercial do Estado de São Paulo). E para ajustar tudo leva tempo, são idas e vindas, novas assinaturas, documentos e prazos.

Paciência não é nem um pedido, é um imperativo para este momento. São aprendizados para todos os envolvidos. Este cenário de toda estruturação também é um convite para percebemos o que é exigência de lei, ética, moral e boas práticas de administração, numa organização que veio para referendar nossa prática no mundo.

É neste cenário que o grupo que está preparando o regimento interno tem uma grande missão de iniciar os acordos que vamos criar para cuidar da nossa ComViver. Neste boletim eles contam como vem andando o processo, a versão beta logo será divulgada e o convite é que você fique informado e traga boas contribuições!

Respondendo o título deste texto, é estamos na fase estruturada!

Nenhum comentário


Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios estão marcados *

*

três × 4 =

Você pode usar esses atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Últimos Posts